Descubra como negociar os ativos em desvalorização
Sabemos que o ponto fundamental das negociações e prever as variações de preços durante um certo período de tempo, e com isso, a maioria dos traders do mercado se contentam a trabalhar apenas transacionar os ativos que estiverem em subida. De fato, o valor dos ativos está diretamente relacionado ao comportamento do mesmo, por isso as posições adquiridas são mais comuns. Os traders tendem a comprar mais ativos do que vender, mas saiba que vender pode acabar se tornando uma boa chance para quem quer investir nesse quesito.
Venda a descoberto
Quando um trader investe na posição de venda, isso quer dizer que está investindo recurso na especulação de que o preço vá cair e dessa forma espera lucrar com o retorno. Chamados de bears, os traders que costumam investir na venda de ativos quando a posição está em baixa, fazem desse o seu mercado satisfatório.
Esse processo é comumente chamado de venda a descoberto, e está acessível por meio de diferentes ativos oferecidos pelas plataformas. Geralmente, quando um trader deseja realizar a venda de ações a descoberto ele deve fazer um empréstimo de tais ações para que em seguida possa as vender esperando que o preço continue a despencar. Assim que o valor do ativo cair, o negociador realiza a compra daquelas ações em um valor muito mais baixo e as retorna ao fiduciário.
Nas negociações por meio de CFD, o negociador não tem necessidade de possuir os ativos em mãos para negociar, já que ele fatura especulando a oscilação de preço de um ativo. Desta forma, os traders podem negociar a quantidade de posições que quiserem, tendo seus riscos significativamente restringidos ao preço investido naquela negociação.
Quando devo fazer uma venda a descoberto?
Saber quando se deve ou não realizar uma venda a descoberto pode depender do comportamento de um determinado ativo e nas suas estratégias na hora de negociar. Um trader deve se manter atento ao comportamento do ativo negociado e saber o momento correto de fechar a negociação para que limite os seus riscos.
Se você pretende saber quando deve ou não vender a ação, primeiramente precisa escolher qual tipo de análise você fará no gráfico para saber o momento certo de fazer uma venda. Você pode fazer uma análise técnica ou fundamental a fim de estabelecer padrões e estratégias possíveis naquele momento. Vender uma ação a descoberto exige que o trader tenha algum controle sobre o comportamento do ativo, assim como deve estabelecer um critério de stop loss para evitar possíveis perdas futuras.
Venda a descoberto na plataforma da IQ Option
Para realizar uma venda, primeiramente você deve escolher o tipo de ativo que está prestes a negociar. Em seguida, estabeleça o valor que você deseja investir de acordo com os seus recursos na plataforma. O segundo passo, é selecionar um multiplicador. Ao selecionar um multiplicador para vender, o valor que você investe é multiplicado pelo valor do multiplicador escolhido, mas preste bastante atenção, ao utilizar essa função você aumenta as possibilidades de retorno, assim como também aumenta o risco de perdas, então esteja ciente ao ativar esse recurso.
Agora, defina um critério de Take Profit e de Stop Loss para que você não perca o controle sobre as suas negociações. Assim, caso haja algum imprevisto no comportamento de um ativo, a negociação fechará automaticamente e restringirá o seu risco de ter altas perdas de recursos investidos.
Para finalizar, clique no botão “vender” para que a negociação seja aberta. Após clicar em vender, você pode deixar com que a negociação permaneça ativa pelo período que desejar, optando por fechá-la manualmente ou automaticamente. Também é possível abrir uma ordem atrasada ao clicar sobre o botão de “comprar a”, que possibilita que você compre ou venda.
Em suma, vender a descoberto pode ser uma abordagem interessante para muitos traders hoje em dia, há várias formas de negociar ativos na IQ Option, e a possibilidade de negociar ativos na alta e na baixa é uma delas. Apesar se ser vantajosa, essa abordagem pode ser um tanto arriscada, portanto cabe ao trader estabelecer uma boa gestão de riscos para se manter na ativa.